10 equívocos sobre assessoria de casamento…

O assunto de hoje é assessoria. Trabalho com  eventos em Londrina, entretanto, não estou aqui hoje para dizer o que fazemos (para isto, veja um pouco mais no site), mas, precisamente, o que NÃO fazemos e alguns outros toques.

Algumas pessoas criam uma expectativa alta, achando que assessor vai virar o He-man e ter mais utilidades que o bombril.  Na prática as coisas não funcionam bem assim, e é aí que os problemas começam. Com base em experiências pessoais, cito algumas confusões que já ocorreram e sugestões para evitar mal-entendidos.

Top 10:

 

01. O dia do casamento é apenas a execução…

Desmistificando: muitos pensam que a maior parte do trabalho de um assessor está no dia do evento. L-E-D-O engano! A maior parte do trabalho está no PLANEJAMENTO, nas reuniões, nas planilhas, nos contratos, nos detalhes, cerimoniais, roteiros, horários. O dia do evento é  apenas a execução de tudo aquilo que foi combinado.

  529237_10200680095072362_2146684008_n

Portanto, a maior parte do trabalho é feita ANTES.

quebra cabeças planejamento-estrategico

 

2. Diga o ÓBVIO!

mãos de tesoura

Mesmo se tratando de protocolos, nem tudo é tão óbvio assim. Aquilo que é óbvio para você, pode não ser óbvio pra mim, não é?

Mesmo que para você seja ÓBVIO que o bolo fantasia vai ficar no centro da pista, DIGA como você quer. Alguns, por exemplo, deixam o bolo fantasia na mesa de doces! Converse com seu assessor(a) sobre todos os detalhes que você achar importante, mesmo aqueles que são aparentemente mais ÓBVIOS.

 3. Surpresa!

ataque gato surpresa

Não gosto de surpresa, abro exceção apenas no meu aniversário ;) Houve uma vez uma noiva que não queria me dizer coisas do casamento porque “era surpresa”. Ah! Surpresa para os convidados, né gente! Ri, e respondi “amiga, se você quer que eu te ajude, vai ter que me dizer o que é!”.

Mas, falando em surpresas, as piores mesmo são aquelas que chegam sem aviso prévio no dia do evento. Aquela encomenda de bolo que a noiva esqueceu de falar (opa, e ainda bem que chegou, não é!), aquela equipe de recreação contratada de última hora, que precisa de espaço num salão já todo decorado e mapeado. Gente, gente…

Mesmo que o serviço contratado seja daquele amigo infalível, passe para seu assessor(a) todas as informações antes!

 

4. Mudanças de última hora…

last-minute

Depois do trabalho todo feito, cerimonial repassado com todos os fornecedores, a noiva quer mudar tudo. Pedidos de alteração em roteiros e cerimoniais de última hora implicam em possíveis problemas. Acertando os ponteiros:

1. Se 50% das respostas do briefing é “não sei ainda”, não é hora de montar cerimonial. Vá conversando com seu assessor(a) até que a margem vá para  90%-95% de certeza, e então marque reunião.

2. Tire todas as dúvidas com seu assessor ANTES de aprovar a versão final do cerimonial e roteiro.

3. Evite pedidos de mudanças após cerimonial e roteiro definitivos aprovados. Mas…

4. …Se não for possível, procure NÃO enviar informações picadas em 1001 e-mails e ligações esparsas. Anote tudo que julgar pertinente conforme for se lembrando, e passe para seu assessor de uma só vez. Isso evita que detalhes se percam.

 5. Contrato sem contato não dá!

sem_telefone fumaca

Muito importante! Passe para o assessor os todos os contratos e contatos dos seus fornecedores, com isto, ele(a) já saberá o que você contratou e sob quais condições. Facilita muito as conferências.

Verifique se no contrato há também os CONTATOS de todos os fornecedores. Pode parecer bobagem, mas vocês não imaginam quantas pessoas NÃO colocam telefones nos respectivos contratos.  Agilize: para não ficar nada pendente, tendo o contato, mais fácil já deixar anotado.

Contratou algum serviço/pessoa sem contrato?
Reúna os contatos do respectivo fornecedor, discriminando o que foi combinado, quantidades e horários e passe para seu assessor(a).

6. Mães…

keep-calm-and-tudo-vai-dar-certo-9

Noivas, se vocês sabem que a mãe é ansiosa, converse antes para que ela não interfira no trabalho da equipe (mãe ou qualquer outra pessoa!).

Parênteses ilustratação: Estávamos a organizar os padrinhos. E, mesmo com a margem de 20 minutos de antecedência, a mãe dispara: “Vai atrasar. O Padre já está ali.” Continuamos trabalhando. E a mãe volta:  “Menina, coloca esse povo pra dentro logo se não o Padre vai embora!”. Eram 10 casais de cada lado,e, quando faltava apenas dois, eis que a mãe ataca novamente: “Coloca esse povo para dentro agora, o Padre já chegou!”. Sim, já tinha chegado mas a noiva não. E estávamos com folga de 10 minutos ainda. Ai, mãe!

7.  Assessor(a) não é garçom!

garçonete i+am+not+really+a+waitress

Alguns tendem a super-estimar demais os serviços de um assessor, chegando ao ponto de nos atribuir tarefas que são do buffet. Esclarecendo:

Assim como não servimos comida e bebida, também NÃO passamos de mesa em mesa perguntando se os convidados estão precisando de alguma coisa, se está tudo certo, se a bebida está gelada. Isto é atribuição do buffet e dos garçons! Se houver algum problema assim,  tomaremos conhecimento.

Os garçons estão bem melhor preparados do que nós para serví-los! :)

8. Assessor não vira sombra de noivo!

funny-wedding-photos01

Notícia boa: sintam-se à vontade e curta sua festa! Não estaremos ao seu lado o tempo todo! Nosso lugar é nos “bastidores”, não no salão. Coordenamos os horários e damos atenção a vocês quando for preciso. Keep Calm and Enjoy.

 9. O que é combinado…

banho-surpresa

… Não sai caro, já diz o ditado. Conversamos antes e montamos junto com os noivos todo o cerimonial e roteiro do casamento. Faremos tudo o que estiver combinado e devidamente “roteirizado” (e sempre se certifique que o assessor colocou no roteiro, principalmente “aquele” ítem que você faz questão).

Salvo em casos imprevistos, não espere nenhuma super ação heróica do seu assessor(a).  O trabalho não tem mistério e TUDO é conversado antes. Não crie expectativas que ele(a) fará algo além do que foi combinado (e se fizer, tanto melhor, não é?!).

10. Não tente achar cabelo em ovo…

38-procurando-cabelo-em-ovo

Este é mais um conselho para DEPOIS do casamento, de quem já foi uma  noiva (detalhista) e também casou.

Você fez tudo que pôde. Passou todas as informações à todos os fornecedores, disse a todos o que esperava de cada um. Depois, é deixar nas mãos de Deus. Não procure cabelo em ovo, foque no que você acha que DEU CERTO e nas coisas que você gostou mais. Do contrário, focando apenas no 1%  que não foi do seu agrado, você perde a beleza de se alegrar com os outros 99% que deram certo.

copodagua

É aquela coisa: o copo está meio vazio ou meio cheio? Veja sempre meio cheio :)

be_happy_don´t_worry

3 respostas para “10 equívocos sobre assessoria de casamento…”

  1. Branca Fusco disse:

    Muito, mas muito legal mesmo esse post!!!
    Bem esclarecedor e sem mistérios… tudo que foi combinado tem que ser cumprido e ponto. Sem surpresas, né?
    Parabéns, Nathy!
    Isso é profissionalismo!!!

  2. Tatiane disse:

    Ameiiii…é isso aí!!!!
    Profissional indispensável para a indústria que virou o casamento!!!!

  3. Carol Oyama disse:

    Nathy,

    Nossa muito válido esse post!! Principalmente pra mim que ainda vou usar muito esse serviço!!

    Nunca tinha lido nada assim, e como foi bom!
    Muito bom você trocar essas informações da sua vivência.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *