Brigadeiro e brigadeirias…

Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro!

Este era o slogan da campanha de Eduardo Gomes para ganhar votos das mocinhas casadoiras nas eleições em 1945.

A criatividade toda não resultou assim tão bem, ele não ganhou as eleições. Mas, o doce que vendia para arrecadação de fundos para a campanha ganhou a alcunha de sua patente do exército: brigadeiro! E esta é uma das versões da origem do nome docinho. (Ou achou que eu iria falar de política?!)

Brigadeiro e casamento

Quem nunca comeu um brigadeiro enquanto fazia, que atire a primeira pedra! Brigadeiro tem gosto de infância, do tempo das festinhas de aniversário, da bagunça na cozinha com as bolinhas e o granulado…

Mas, as invencionices do mundo gourmet deram nova roupagem à tradicional iguaria: ingredientes finos (como chocolate belga, manteiga francesa) e sabores variados (que vão do clássico à adição de menta, avelã, nozes, limão, paçoca, cachaça, ovolmaltine e outros).

E, como não poderia deixar de ser, os novos requintes do doce logo ganharam as mesas de doces nos casamentos. O brigadeiro gourmet  se tornou a bola da vez e o queridinho de muitas noivas.

brigadeiro em festas e casamento (1)

brigadeiro em festas e casamento (1)

brigadeiro em festas e casamento (3) brigadeiro em festas e casamento (2)

O toque dos chefs não influenciou na essência do doce, ainda sentimos sabor de brigadeiro por baixo das novidades.  Para tirar a prova, visitamos 03 brigadeirias, 02 em São Paulo e 01 em Londrina. Conheça um pouco de cada uma!

Maria Brigadeiro

Maria Brigadeiro  (5)

A simpática loja situada no bairro de Pinheiros, São Paulo, é oficialmente a mãe da brigadeiria gourmet no Brasil. E lá brigadeiro é tratado com todos os requintes da pâtisserie internacional: os doces são feitos na hora, e você pode ver o seu pedido feito do começo ao fim através de uma vitrine.  A vontade é de comer todos! Segue um pouco da loja e produtos:

Maria Brigadeiro  (1) Maria Brigadeiro  (2) Maria Brigadeiro  (6) Maria Brigadeiro  (4) Maria Brigadeiro  (3) Maria Brigadeiro  (7)

Delicato Brigadeiria

Delicato Brigadeiria Londrina (8)

A Delicato é a primeira Brigadeiria de Londrina-PR. Seguindo a mesma filosofia da Maria Brigadeiro, todos os produtos são feitos na hora do pedido “para que o produto seja consumido fresco, pois há diferença no sabor”, afirma Juliana, uma das sócias. Além dos brigadeiros (que são uma delícia!), a loja conta com café, cupcakes e produtos para lembranças. Vale a pena a visita!

Delicato Brigadeiria Londrina (3)

Delicato Brigadeiria Londrina (1)

Delicato Brigadeiria Londrina (7)

Delicato Brigadeiria Londrina (4)

Delicato Brigadeiria Londrina (6)

Brigadeiro Bistrô


brigadeiro bistro São Paulo 4
Em São Paulo, já existe até rede de brigadeirias! O Shopping Eldorado tem um dos pontos de venda da rede Brigadeiro Bistrô, que conta com a produção na Vila Olímpia. A parte visual também é ótima! Segue um pouco de nossa visita:
brigadeiro bistro São Paulo 2

brigadeiro bistro São Paulo 3

brigadeiro bistro São Paulo 5

brigadeiro bistro São Paulo

Gostaria de ter feito degustação em todas brigadeirias (e engordado horrores, não é?! haha).  Mas as 03 visitadas são nota 10, cada uma com seus diferenciais e sabores. Nosso muito obrigada à  Maria Brigadeiro, Delicato Brigadeiria e Brigadeiro Bistrô: pela atenção, simpatia, confiança e a autorização da divulgação.

fhwrth

créditos2

Maria Brigadeiro, Pinheiros – São Paulo

Delicato Brigadeiria, Centro, Londrina – Pr

Brigadeiro Bistrô, Shopping Eldorado – São Paulo

Fotos: Arquivo pessoal

 

2 Responses to “Brigadeiro e brigadeirias…”

  1. Débora disse:

    Hummmm eu ADORO brigadeiro!!! E no meu casamento terá brigadeiro, afinal é um doce muito bom!!!

    Beijinhos.

  2. mari disse:

    Oi Na, brigada pelo apoio e pelo recadinho no blog.
    Assim q puder vou lá ver os mails do atelier.
    bjos

Deixe uma resposta