O que ver e fazer em Veneza – Roteiro…
Acompanha o post ouvindo a música, e sinta-se na Itália! Eu não descreveria melhor o que sinto! A canção diz tudo, That´s amore!
Quando marcamos a passagem para Veneza, não estava a espera de grande coisa, romantismo, gôndolas e aquele clichê todo, pensava. Mas, me surpreendi, e confesso que fui completamente arrebatada pela cidade, por cada ruela e cada beco. Mesmo a menor praça, já velha e descolorida, tinha seu encanto, a chuva o seu charme, a visão da lua sob o porto, era estonteante. Eu estava deslumbrada, e completamente apaixonada por Veneza…
Para quem pensa que lá não tem muito o que ver e fazer além de gôndolas (eu também pensava!), segue algumas coisas para re-pensar seu roteiro:
Chegando…
Partimos de Milão, no trem em direção à Stazione Santa Lucia, que pára dentro da ilha. Mas também há outros meios de chegar:
Avião: Lá não tem aeroporto. Quem vem de avião, para no Marco Polo em Mestre (cidade vizinha de Veneza) e pega um dos barcos da Alilaguna para chegar.
Ônibus: A rodoviária fica na Piazzale Roma. De lá para o centro histórico, só de barco (vaporetto*).
Veneza é uma ilha que não comporta carros! Todos andam a pé (e, acredite, você vai adorar se perder e explorar aquele labirinto todo assim). Quem vai com veículo próprio, tem de o deixar na Piazzale Roma e seguir de vaporetto até o centro histórico.
Roteiro de Veneza
Piazza San Marco
A maior praça da cidade, cercada por museus e prédios históricos, no qual se destaca a Basilica di San Marco, o Palazzo Ducale e a Torre dell´Orologio . À direita na imagem, o Campanille, onde é possível comprar ingresso e subir! Horários e preços aqui.
E o mito se comprova:
Veneza não é exceção na Itália! A famosa praça é disputada por turistas, e pombos, ávidos por qualquer migalha de pão (tive medo!).
Basilica di San Marco
A construção foi feita para abrigar o corpo de São Marcos, um dos quatro evangelistas. Fachada e o interior estão cobertas de mosaico! A entrada é gratuita, só é pago para visitar o Tesoro della Basilica e o Pala d´Oro. Confira aqui horários e preços. Recato nas roupas para visitá-la! (sobre isto, leia mais aqui)
Pallazzo Ducale
Foi a residência de duques, sede do governo e prisão. A Ponte dei Sospire conecta o palácio à antiga prisão.
Conta-se da Ponte dei Sospire, imagem acima à direita, que os prisionerios condenados à morte, suspiravam ao passar por ela e pensar que aquela seria a última vez que veriam a luz do dia. Hoje são os turistas que suspiram…
Ponte dei Rialto
Por falar em pontes, não podemos esquecer da Rialto, a principal ponte do centro histórico que cruza o grande canal rodeada por comércio, gôndolas e charmosos restaurantes à beira d´água.
Mais pontes: Ponte dell´Academia, feita em metal e a super moderna Ponte de Calatrava, inaugurada em 2008.
Igreja Santa Maria de la Salute
A bela Igreja, que é situada à porta do Grande Canale, possui afrescos de Tiziano e Luca Giordano na sacristia.
Mais Igrejas: Igreja Santa Maria Gloriosa dei Frari, Localizada na San Polo, tem afrescos de Tiziano e Tintoretto, é a maior Igreja da ilha. Santa Maria del Giglio na piazza San Marco e Chiesa del Redentore na ilha de Giudecca.
Museus:
Galleria dell´Accademia di Venezia: ao lado da ponte Accademia, com obras de Tintoreto, Tiziano e Veronese.
Fondazione Peggy Guggenheim (pallazo Vernier dei Leoni) em frente ao Canale Grande, há obras de surrealismo, expressionismo, cubismo com Dali, Picasso, Miró, Pollock, Chagal e outros.
Ilhas
O passeio à Veneza pode ser estendido à suas ilhas. Murano, a capital do vidro, é a mais famosa. Peças podem ser encontradas de todos os preços e você pode ver a fabricação ao vivo! Destaque para o Museo del Vetro. O acesso é feito de Veneza por vaporetto 12, 41 e 42 (atenção nos trajetos).
Mais ilhas:
Se uma praia for uma boa pedida, pegue o vaporetto 1 ou 82 e vá até o Lido tomar um banho de mar. Sobretudo se você for em julho e agosto! Há ainda Torcello, conhecida pela catedral Bizantina e Burano, uma vila de pescadores. (vaporetto 12 ou 52).
Onde se hospedar? Contei um pouco de minha experiência aqui.
Preciso dizer mais? Espero ter inspirado quem ainda não realizou o sonho!
Que linda que ficou essa matéria, Nathy!!!
Ameiiiii!!! Quero conhecer também!
Obrigada Branca pelo carinho!
Vc tem mesmo de dar um chego por aquelas terras, iria enlouquecer :)
Um beijo
I do agree with all the ideas you have presented to your post. They’re very convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are too quick for starters. May you please prolong them a bit from subsequent time? Thank you for the post.
Que delícia de viagem… Estou apaixonada pelo lugar…
Quando eu tiver que decidir o destino da minha lua de mel será bem difícil…
Beijinhos.
Estou indo a Itália em junho e preciso da indicação de hotel em Veneza , Roma e Florença…..Por favor. Amei suas fotos parabéns Linda!
Que tipo de hotel vc precisa, quarto duplo, single? Td depende do orçamento… Os que eu fiquei:
Em Veneza não trocaria este (custo/beneficio ótimo): http://www.parasemprecinderela.com/veneza-hospesagem-com-preco-mais-justo-e-transportes/
Em Roma as opções são 2000, rs. Há ótimos b&b. Eu fiquei neste: http://www.parasemprecinderela.com/onde-se-hospedar-em-roma/
Booking aqui: http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/B-and-B-Termini/Rome/15077?source=adwordsromenamesbff&gclid=CK-xq7Cu2bYCFcuh4AodFzgA-Q
Consulte tb http://www.booking.com
Lá tem as notas dos hotéis e oq as pessoas acharam deles :)
Boa sorte, precisando de mais alguma coisa me dá um tok!