Páscoa

Nós, como seres de sentimentos múltiplos, amamos casamento, mas também amamos muitas outras coisas. Como eu já havia dito, o blog este ano iria ter várias mudanças, uma delas é maior variedade de assuntos. Aproveitando a época, a temática da vez é Páscoa.
Na Alemanha e Áustria, neste período de Páscoa, encontramos coisas típicas como essas:

 

Vou começar do começo (portuguesa! rs). Tudo começou  quando vi estes ovos pintados na Alemanha e Austria. (Na hora de passar do cel para o PC fiz uma bobagem e as fotos ficaram com essa marca horrível…)

 
 Nunca entendi muito bem os símbolos “de fora” da Igreja incorporados à Páscoa. Para mim, a junção dos ovos de chocolate (como símbolo do Cristo ressussitado) sempre soou uma coisa meio forçada pelas fábricas de chocolate para impulsionar vendas no período da Páscoa. Os coelhos então… Pensava que era pura lenda e não tinha nada que ver com nada!  
 E então surgem os ovos pintados. Epa! Epa! Epa! Tudo que eu tinha como referencial já não valia mais para isso, não explicava. Assim nasceu a curiosidade. Por mais que eu tentasse fazer algumas associações, não tinha certeza, tudo era suposição “minha”.  Deixando de lado as nossas tradições, foi então que comecei a me questionar qual era, de fato, a ligação destes ovos pintados com a Páscoa.
Não espero que leiam tudo. Eu mesma imaginava que encontraria uma reposta para isto em duas linhas, que iria me satisfazer e eu diria “ah, sim, ta bom, ovos pintados são por isso”. Mas, a coisa é um pouco mais complexa do que eu pensava.
Por isto, gostaria de deixar claro que tudo que está neste “ensaio” de alguma compreensão, é fruto de uma pesquisa e leitura refletida acerca do tema.  Durante este ano todo, quando me sobrava tempo (e vontade) fiz muitas pesquisas sobre isto, e este é o resulto de algumas referências que encontrei e conclusões que cheguei acerca da origem dos ovos pintados à mão.

tags:

Deixe uma resposta